SUSAM realiza abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

 Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza, de 1º a 07 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A abertura acontece na próxima quinta-feira (1º/08), a partir das 8h, no Instituto da Mulher Dona Lindu, com entrega de placas para as doadoras e para profissionais do Banco de Leite Humano, além de palestras e apresentação musical.

O evento, organizado pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança, faz parte das ações do Agosto Dourado, mês de incentivo aleitamento materno. A programação terá atividades nas maternidades da rede estadual de Saúde e Bancos de Leite Humano do Estado, nos 23 postos de coleta de leite humano da capital e do interior e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic).

A Semana Mundial de Aleitamento Materno visa incentivar a amamentação e o engajamento da sociedade na defesa desse ato, da saúde e do desenvolvimento integral das crianças. Este ano, a campanha no mundo todo tem como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”. O slogan foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês).

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam, o objetivo da SMAM este ano é mobilizar e sensibilizar a sociedade para um tema que salva vidas e reduz mortalidade infantil.

Para a coordenadora, um dos pontos principais que o tema deste ano aborda é o apoio que a mãe precisa ter ao amamentar. “Ter uma rede de apoio, com a presença do pai, dos avós, dos profissionais de saúde e de todos que possam ajudar a mãe nesse momento que é cheio de desafios”.

Durante a SMAM haverá atividades educativas e de sensibilização, como palestras, seminários, capacitação, rodas de conversas, panfletagem.

No dia 28, última quarta-feira de agosto, a Coordenação Estadual de Saúde da Criança realizará uma caminhada de conscientização sobre o aleitamento materno, na praia da Ponta Negra, encerrando as atividades do Agosto Dourado.

Histórico – A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou a ser elaborada em 1991, como uma estratégia global para promover a importância da amamentação, sob a coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com ONGs.

No Brasil, a SMAM é realizada pelo Ministério da Saúde desde 2012, sempre na primeira semana de agosto, com a participação das secretarias estaduais e municipais, bancos de leite humano (BLH) e demais parceiros. A partir de 2017, o mês de agosto foi definido como o mês de aleitamento materno, após o Congresso Nacional sancionar a lei 13.435, instituindo o Agosto Dourado.

Alimento completo – O leite materno é um alimento completo que apresenta uma fácil digestão e contém os nutrientes e a quantidade de água necessária, além de fornecer anticorpos para a criança, ajudando na sua imunidade. O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias.

O Ministério da Saúde defende que o bebê seja alimentado apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida. Sendo um alimento completo, a criança não precisará comer ou beber nenhum outro alimento, inclusive água e chá. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o recém-nascido alimentado apenas com o leite materno tende a se recuperar de doenças com mais facilidade.

PROGRAMAÇÃO

 Dia 1º/08 (quinta-feira) – das 8h às 12h

·      Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno

·      Entrega de placas de condecoração para doadoras e profissionais do Banco de Leite Humano

·      Palestra sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança, com a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Rhamilly Amud Karam

·      Amostra da Estratégia Alimenta e Alimenta Brasil, com a nutricionista Joselina Castro

·      Palestra sobre o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação”, com a Dra. Rossiclei de Souza Pinheiro, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

·      Encerramento com show musical

Local: Instituto da Mulher Dona Lindu

Dia 02/08 (sexta-feira) – das 8h às 18h

·      Rodas de conversa

·      Palestras sobre o tema da campanha com os profissionais de saúde e com o público

Locais: Caics, Maternidades e Bancos de Leite Humano

Dia 05/08 (segunda-feira) – das 8h às 18h

·      Oficina da Estratégia Alimenta e Alimenta Brasil

·      Panfletagem

·      Doação de leite

·      Doação de frascos de vidro com tampas plásticas rosqueáveis

·      Cadastro de novas doadoras

·      Workshop com a comunidade (artesãos)

Locais: Caics, Maternidades e Bancos de Leite Humano

Dia 06/08 (terça-feira) – das 8h às 18h

·      Divulgação e sensibilização do Aleitamento Materno com folders, faixas, cartazes, boneco e mama cobaia

·      Captação de doadoras e frascos de vidro com tampas plásticas rosqueáveis

·      Intensificação e sensibilização às mães dos Alojamentos Conjuntos (Alcons) com a equipe do Banco de Leite Humano

·      Palestra e distribuição de panfletos nas recepções das unidades

·      Roda de conversa sobre a SMAM

·      Oficina com as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Locais: Caics, Maternidades, Bancos de Leite Humano e UBSs

Dia 07/08 (quarta-feira) – das 8h às 12h

·      Curso de “Sensibilização em Aleitamento Materno” para os profissionais de saúde e usuários

·      Roda de conversa com as doadoras do Banco de Leite Humano do Amazonas

Locais: Caics, Maternidades e Bancos de Leite Humano

Dia 28/08 (quarta-feira) – das 18h às 20h

·      Caminhada de sensibilização

Local: Praia da Ponta Negra

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA