Deputados repercutem ações do Governo no interior por meio do “Amazonas Presente”

Na sessão ordinária desta quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais se pronunciaram sobre diversos temas, dentre eles, as ações do programa do Governo do Estado intitulado “Amazonas Presente”, que leva para a população dos 61 municípios do interior, serviços oferecidos pelos órgãos estaduais. O programa foi lançado em maio deste ano e já alcançou municípios do Baixo Amazonas e Alto Solimões.

O deputado Belarmino Lins (PP) foi quem abordou o assunto, destacando a importância das ações do programa que está em sua Segunda Edição, atendendo comunidades dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Atalaia do Norte, no período de 26 a 30 de agosto.

“As ações levadas a essas cidades do interior são de grande relevância, uma vez que beneficiam a nossa população, principalmente o setor primário. Quero destacar os convênios para a aquisição de vans para os Centros de Convivência do Idoso desses municípios. A celebração de 17 convênios com as cidades do interior é um grande avanço”, pontuou Belarmino.

Os deputados Roberto Cidade (PV), Therezinha Ruiz (PSDB) e Álvaro Campelo (PROGRESSISTAS) fizeram um aparte ao discurso do parlamentar do PP, elogiando a iniciativa de falar sobre as ações do “Amazonas Presente”.

Outros temas relevantes foram destaques na sessão, como a necessidade de reposição de professores nos Colégios da Polícia Militar, abordado pelo deputado Dermilson Chagas (PP). O deputado Wilker Barreto (Podemos) afirmou que vai oficializar um pedido à Mesa Diretora direcionado à Secretaria de Governo para que o Executivo informe ao Parlamento Estadual as ações direcionadas para o interior. Além de tratar de assuntos sobre a situação do atendimento nos hospitais da capital e sobre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) que, segundo o parlamentar, será julgada no próximo dia 3 de setembro no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A ação trata sobre o decreto que muda a cobrança do ICMS da energia elétrica, divulgado em maio deste ano.

A temática sobre a necessidade de psicológico nas escolas estaduais também foi discutida na sessão pelo deputado Fausto Júnior (PV). Ele defendeu a existência de um profissional para cada unidade escolar.

O deputado Álvaro Campelo (PP) discorreu sobre o problema do tráfico de drogas em comunidades do interior que “captam” cada vez mais crianças e adolescentes. Campelo afirmou que os conselheiros tutelares dessas localidades relataram a dificuldade e solicitaram apoio para combater o avanço do tráfico e o uso de drogas.

Institucional

 Ainda no Pequeno Expediente, o presidente da Aleam, Josué Neto, falou sobre o convite que será oficializado ao empresário Francisco Dantas, proprietário da empresa Dantas Transporte, para detalhar denúncias feitas esta semana contra agentes políticos.

O presidente frisou que a sociedade não admite que homens e mulheres públicos recebam propina e estejam ligados a sistemas de corrupção. “Fico triste em abordar esse tema na tribuna, uma vez que devemos tratar aqui de melhorias para a nossa população, melhorias para o pai, mãe de família, crianças e toda a sociedade”, reiterou.

Outro assunto de destaque nesta quinta-feira foi a proposta do deputado Serafim Corrêa (PSB) de transformar o “Estatuto do Homem” em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

O deputado Sinésio Campos (PT) e as deputadas Joana Darc (PR) e Therezinha Ruiz (PSDB) também se pronunciaram da tribuna sobre assuntos relevantes para o Amazonas.

Sessão Especial

 Nesta quinta-feira, no plenário Ruy Araújo, foi realizada também uma Sessão Especial em homenagem ao artista e cantor Arlindo Júnior, conhecido como o “Pop da Selva”, que voltou aos palcos e apresentações do Boi Caprichoso no mês de maio deste ano, após uma série de tratamentos em São Paulo, em decorrência de câncer.

A propositura foi de autoria do deputado estadual Saullo Vianna (PPS) e contou com a presença de diversos artistas amazonenses e autoridades.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Sara Matos

Foto: Hudson Fonseca

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA