Adjuto Afonso assume presidência Frente de Cooperativismo

Com a presença do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/AM), José Merched Chaar, o deputado Adjuto Afonso (PDT) assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-AM), em evento realizado na manhã desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Os deputados Fausto Júnior (PV), Dermilson Chagas (PP), Delegado Péricles (PSL) e Alessandra Campêlo (MDB) formalizaram adesão à Frencoop, que contará com melhor estrutura para o seu funcionamento, além do apoio do presidente da Casa, Josué Neto (PSD). O titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, esteve presente na abertura dos trabalhos.

“A Frente tem um objetivo claro: de orientação, de mostrar onde as pessoas podem conseguir crédito e se organizar, formar cooperativas. Estamos fazendo isso e agora temos apoio do próprio presidente Josué Neto, em dotar a Frente de uma estrutura melhor. Nós queremos que as pessoas se organizem, que possam produzir. O cooperativismo aqui no Amazonas ainda é muito pequeno, mas vamos alavancar isso”, afirmou Adjuto Afonso.

Para o parlamentar, o cooperativismo nunca teve apoio no Amazonas. Mesmo assim, já existem exemplos positivos em cooperativas locais. Adjuto Afonso cita como exemplos cooperativas de crédito, cooperativas médica, de agricultores. Em Rio Preto da Eva, município da Região Metropolitana de Manaus, cooperativas vendem produtos para a merenda escolar. Existem também cooperativas que produzem móveis escolares que o governo compra, porque tem orçamento para isso.

O presidente da OCB, José Marched Shaar, informou que no Amazonas existem 350 cooperativas registradas na junta Comercial. Mas na OCB-AM, “aquelas que realmente funcionam como cooperativas”, são 154. “Temos mais de 15 mil cooperados. Se você multiplicar por quatro, que é uma família, temos mais ou menos 60 mil pessoas vivendo exclusivamente do trabalho cooperativista no Estado do Amazonas”, explicou.

Shaar também declarou estar se sentindo muito bem amparado com o apoio do presidente Josué Neto e com o trabalho de Adjuto Afonso, estendendo os elogios ao ex-deputado Luiz Castro, ex-presidente da Frencoop.

Um dos presentes ao evento, o vereador Diego Afonso (PDT), presidente da Frente de Cooperativista da Câmara Municipal de Manaus, também manifestou esperança no fortalecimento do setor. Dentro de 15 dias, contou, a Frente da Câmara Municipal será instalada e será divulgada a agenda para o ano inteiro.

Palestras
Na programação do lançamento da Frencoop, além de Adjuto Afonso e do presidente da OCB, houve apresentação de duas palestras. Eduardo Queiroz, gerente de Relações Institucionais da OCB, falou sobre o papel da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Segundo o gerente, existem mais de duas mil proposições no Congresso a respeito do assunto. Ele chamou a atenção para as novas tecnologias que precisam ser adotadas no setor, citando os diversos aplicativos hoje utilizados para todo tipo de prestação de serviço.

Ainda de acordo com Eduardo Queiroz, mais de 25% dos parlamentares no Senado e na Câmara são associados a cooperativas. “A bancada cooperativista é a maior do Congresso Nacional. São 14 milhões de cooperados, num universo de 200 milhões de habitantes do país”, por isso sugeriu maior engajamento político do cooperativismo e novo modelo de comunicação.

A superintendente do Sistema OCB/AM, Cláudia Sampaio Inácio, apresentou o tema “Proposta de Trabalho 2019 da Frentcoop/AM XOCB/AM. A palestrante informou sobre trabalhos com produtores de farinha e cooperativas de mulheres indígenas. A ideia é levantar demandas das necessidades da população, além de acompanhar a instalação de frentes cooperativistas nos municípios do interior. Inácio defendeu maior aproximação de produtores e compradores (rodadas de negócios) e realização de eventos e exposições de atividades cooperativistas.

Diretoria de Comunicação
Texto: Elizabeth Menezes

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA