Pescadores são homenageados em Sessão Especial

Manaus, AM 27/06/2019 – Plenário Ruy Araújo, Sessão Especial em homenagem a Pescadores e Celebração do Dia do Pescador, conforme o Requerimento nº 2793/2019, de autoria do deputado Augusto Ferraz.(Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (27), uma Sessão Especial para homenagear os pescadores do Estado, por ocasião do Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. De iniciativa do deputado Augusto Ferraz (DEM), o evento contou com a presença de representantes da categoria e pescadores profissionais e esportivos.

O autor da homenagem, Augusto Ferraz, lembrou que o dia 29 de junho foi escolhido por ser Dia de São Pedro, apóstolo e pescador, que é o padroeiro dos pescadores. Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou a importância dos pescadores na economia estadual.
Ferraz falou sobre a riqueza de peixes nos rios amazonenses e das políticas públicas voltadas para essa matriz econômica. Para o deputado, que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Aleam, é preciso observar questões como as estruturas de terminais pesqueiros, seguro-defeso e diversidade de exploração do setor no Estado. “Eu estou constantemente atento às demandas do setor, porque entendo que a pesca comercial e a esportiva, por exemplo, são enormes fontes de geração de emprego e renda para a população amazonense”, declarou.

O seguro-defeso foi tema do pronunciamento do presidente do Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas (Sindpesca-AM), Ronildo Oliveira. O representante do Sindicato falou que desde 2014, os pescadores estão esperando recadastramento dos profissionais pelo Governo Federal, para terem direito ao seguro-defeso. “Nós apoiamos o recadastramento, porque queremos moralizar a pesca no Amazonas e no Brasil”, disse, completando “porém, isso não se resolve, muitos pescadores ficam proibidos de pescar na época do defeso, e não recebem o seguro, por esse problema burocrático”.

Walzenir Falcão, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), disse que é preciso que os governantes tenham a “visão política macro” do setor pesqueiro. Falcão pediu apoio do Parlamento Estadual para solucionar impasses como o preço mínimo do pescado, a instalação de fábricas de gelo e a proibição de pesca de determinas espécies. “É preciso a unirmos esforços e prol de conquistas para o setor”, disse.

Durante a Sessão, que foi presidida pelo deputado Dermilson Chagas, foram entregues placas em homenagem e certificados de honra ao mérito à representantes dos pescadores, pescadores esportistas e profissionais que se destacaram. Abaixo, a lista de homenageados:

Placas
Leocy Cutrim SANTOS Filho
Gelson da Silva Batista
Raimunda Fonseca Paschoalino
Ronildo Nogueira Palmere
Rogério Sampaio Bessa
Pedro José Farias de Souza Neto

Certificados
Souzilane Pacheco de Souza
Francisco David Uchoa de Melo
Radson Rogerton dos Santos Alves
Flávio Ruben Paes de Oliveira Júnior
Yran Mendes da Costa
Francisco Prado Brasil
Elane Carvalho Marques
Wilson de Oliveira Cunha
Maria José Eduardo de Souza
Valdenira Vieira de Carvalho
Albertina Menez
Paulo Soares Lopes
João Bosco Ferreira da Silva

Diretoria de Comunicação
Texto: Joyce Campos

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA