Fundação Hospital Adriano Jorge encerra turma 2018/2019 com apresentação de 45 projetos de pesquisas

Nos últimos 12 meses, 45 projetos de pesquisa financiados e apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) foram desenvolvidos e orientados na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade de saúde vinculada à Secretaria de Saúde (Susam), do Governo do Estado. O encerramento da turma 2018/2019 foi nesta terça-feira (27/08), na sede da unidade, com a defesa e avaliação dos projetos, após realização do 6º Seminário do Paic/FHAJ.

O Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da FHAJ tem por objetivo apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação no desenvolvimento de pesquisas.

A secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da Susam, Dayana Mejia de Sousa, representou o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e o Governo do Estado, na abertura do Seminário.

“Como muitos, eu também tenho a vivência da academia. Então eventos como este tem grande potencial de enriquecimento técnico-científico. Não acredito que haja desenvolvimento em ciências da saúde sem pesquisa e sem o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e assistência”, destacou Mejia. “Discutir ferramentas de qualificação à assistência nos faz refletir onde nós podemos chegar, que SUS queremos fazer e ser”, disse a secretária.

O diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, Diego Carvalho, ressaltou que a instituição trabalha para que a aplicabilidade de cada projeto de pesquisa chegue à assistência, ou seja, aos usuários, aos pacientes da FHAJ.

“Hoje, aumentamos o número de bolsas para 63 projetos, e queremos expandir a qualidade das pesquisas. Atualmente, participamos de dois projetos multicêntricos, sendo um ensaio clínico com teste de droga, junto com a Universidade do Estado do Amazonas, Herbprot, e a participação com o Ministério da Saúde e a Escola Superior de Guerra, em parceria com o professor João Bosco Botelho”, destacou Diego Carvalho.

Os projetos apresentados no Seminário foram executados em 11 áreas do conhecimento, visando atender ao interesse do Hospital, a exemplo de pesquisas em Medicina, Epidemiologia/Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Biblioteconomia, História da Saúde, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Ciências Sociais. Ao todo, são 33 linhas de pesquisas ofertadas pela FHAJ.

Premiação – No seminário do Paic/FHAJ foram premiados os 10 melhores resumos que foram destaque na turma 2018/2019 e os cinco melhores banners.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA