Lábrea promove no âmbito local a Plataforma Busca Ativa Escolar

No último dia 25 de abril de 2019 foi realizada na escola Balbina Mestrinho, em Lábrea, a Plataforma Busca Ativa Escolar, que visa não deixar nenhuma criança fora da escola no município. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

O Plano Nacional de Educação determina que estados e municípios promovam a universalização do acesso à educação básica, ou seja, (re) matriculem todos os três milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola no país. Busca Alternativa é uma plataforma gratuita que contribui para que os municípios cumpram essa determinação.
A Busca Alternativa Escolar, desenvolvida no âmbito da iniciativa “Fora da Escola não Pode”, foi criada com o intuito de colaborar com esse engajamento coletivo, a partir do uso de ferramenta tecnológica de apoio aos municípios no enfrentamento de exclusão escolar.

Objetivos
– Apresentar a Busca Ativa Escolar para a sua implementação;
– Instrumentalizar atores estratégicos para a sua implementação da Busca Ativa Escolar, visando à garantia do direito à educação de crianças e adolescentes.

Fluxo da Busca Ativa
A plataforma Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas dentro da prefeitura, Educação, Saúde, Assistência Social. Cada pessoa que utiliza o sistema tem um papel específico. São cinco atribuições: Agente Comunitário, Técnico Verificador, Supervisor Institucional, Coordenador Operacional e Gestor Público.

Intersetorialidade
Articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de políticas, programas e projetos para alcançar efeitos sinérgicos em situações complexas, visando o desenvolvimento social e a superação de toda forma de exclusão, na qual a população passa a ser sujeito e não objeto de intervenção.
Ela não esgota no âmbito de uma organização ou de uma política social.
Implica na relação entre várias organizações públicas, privadas e estatais, para procurar outras saídas e lidar com as incertezas e a complexidade dos problemas sociais.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA