Amadeu Teixeira recebe 14ª edição do Jepam nesta quarta-feira (22/05)

Quarenta e sete instituições e aproximadamente 1.350 alunos da rede particular de ensino participam da 14ª edição dos Jogos das Escolas Privadas do Amazonas (Jepam), que terá sua abertura nesta quarta-feira (22/05), a partir das 17h, na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O evento, que é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepeam) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), segue com programação até o dia 2 de junho.

O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, falou da importância do incentivo à prática esportiva. “Promover o esporte em todas as suas formas é algo que toda instituição deveria fazer. Seja nas modalidades coletivas ou individuais, acredito que os alunos têm um potencial enorme e tenho certeza que grandes talentos sairão desta competição”, afirmou.

A concentração de alunos para a abertura acontece a partir das 16h. Na oportunidade, aproximadamente 1.350 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio estarão participando desta 14ª edição. O coordenador-geral do evento, professor Paulo Alencar, destacou o interesse dos atletas em fazer parte da competição todos os anos.

“Cada vez mais atletas e escolas da rede particular de ensino têm participado do Jepam, e isso é algo muito bom. Sabemos como o esporte auxilia no desenvolvimento dos alunos e acreditamos que a prática esportiva é uma ferramenta de transformação extremamente positiva na vida dos estudantes e de todos os que fazem parte dessa competição”, explicou.

Modalidades – Entre as modalidades do Jepam 2019 estão judô, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, natação, dança, xadrez, futsal, futebol, basquete, handebol, voleibol, queimada e badminton. Há ainda, por parte do campeonato, um incentivo à prática de esportes nas categorias de base, com atletas de 3 a 11 anos de idade, dos ensinos Infantil e Fundamental.

O coordenador-geral lembrou ainda que a competição servirá de seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). “As três escolas que alcançarem o pódio nas modalidades futsal, futebol, handebol, voleibol e xadrez terão vaga garantida na fase final do JEAs, que será realizada em Manaus, no mês de julho. Acredito que as disputas ficarão bem acirradas, afinal é um passaporte direto para a maior competição escolar do Estado”, apontou.

Jepam 2019 – Chegando à 14ª edição, sob a responsabilidade de profissionais de Educação Física indicados pelo Sinepeam, o Jepam tem como objetivo valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos/atletas do Amazonas, de forma democrática e educativa.

Para que os jogos possam ser realizados, a competição conta ainda com o auxílio e suporte logístico das secretarias estadual e municipal. A parceria visa o aperfeiçoamento de gestão do evento e a melhoria do nível técnico dos participantes.

FOTOS: Walmir Costa/Jepam

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA