Susam e secretarias do Baixo Amazonas assinam termo de cooperação do PlanificaSUS

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) assinou, nesta segunda-feira (15/07), com os cinco municípios do Baixo Amazonas e Hospital Israelita Albert Einstein (Hiae), o Termo de Compromisso do PlanificaSUS. O Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS) consiste na organização da Atenção Ambulatorial Especializada integrada em rede com a Atenção Primária. A assinatura aconteceu durante a abertura do workshop de instalação do projeto no Baixo Amazonas. O evento, que capacita os profissionais do baixo Amazonas, acontece até terça-feira (16/07), na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins.

“O PlanificaSUS propõe um pacto para a melhoria da qualidade dos dois níveis de atenção – básica e especializada – e essa melhoria se faz com equipamentos, com a disponibilidade de insumos, e, sobretudo, com o modo de fazer cuidado, investindo na qualificação dos profissionais”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias.

De acordo com a Susam, o PlanificaSUS complementa o projeto de Regionalização, que também iniciou pelo Baixo Amazonas, em junho, e cujo objetivo é preparar as Regiões de Saúde para que a população tenha a possibilidade de ter o atendimento especializado e de média e alta complexidade perto do local onde mora, sem necessidade de se deslocar para a capital. “Um projeto complementa o outro para a organização dos níveis de atenção em saúde”.

Estrutura – Em junho, durante o Festival Folclórico de Parintins, os hospitais Dr. Jofre Cohen e Padre Colombo do município foram equipados pelo Governo do Estado com Unidades de Cuidados Intensivos adulto e pediátrico, sendo os primeiros do interior com suporte avançado de vida.

Conforme o titular da Susam, no próximo encontro, que acontece em agosto, serão convidados, além de Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués, os municípios de Faro, Terra Santa, Juruti e Óbidos, vizinhos ao Baixo Amazonas, para discutir a Regionalização da saúde.

“Já assinamos termo de cooperação com o Acre e Rondônia para a organização do atendimento regionalizado, e acreditamos que até o final do ano assinaremos também com o Pará, já que atendemos em nossas unidades pessoas vindas desses municípios”, afirmou Rodrigo Tobias.

“No dia da inauguração, atendemos um usuário do Pará. Então, é um processo que qualifica o atendimento especializado, da média complexidade. É isso que nós queremos: os investimentos necessários para atendermos bem a população”, declarou o secretário municipal de Saúde de Parintins, Clerton Florêncio.

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, ressaltou que a implantação do PlanificaSUS vai melhorar o atendimento à população do município. “Isso aqui é o pontapé inicial para que a gente alcance nossa tão sonhada Regionalização da Saúde, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal”, destacou.

Clerton Florêncio enfatizou que o projeto pioneiro é fundamental para serem realizados os investimentos necessários, qualificar os profissionais e garantir o atendimento. “São investimentos que estão acontecendo em nível federal, estadual e municipal. (…) Fazendo com que todo mundo se sinta responsável para que esse atendimento possa ser feito”, salientou.

Sobre o PlanificaSUS – É desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), junto ao Estado e municípios, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com execução do Hiae. Em Parintins está iniciando com capacitação de profissionais para a linha de cuidado materno-infantil.

“O objetivo é qualificar, nesse primeiro momento, uma linha de cuidado. Serão capacitados os tutores e facilitadores que, posteriormente, trabalharão na preparação das outras linhas”, disse o membro do grupo condutor estadual do PlanificaSUS, Cleudecir Portela.

FOTOS: Geizyara Brandão/Susam

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA