Ouvidoria do Sistema de Segurança vai oferecer serviço de atendimento psicossocial

Além da implantação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão, a Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está em fase final de montagem do Núcleo de Atendimento Psicossocial, que vai prestar atendimento de psicologia e serviço social para o público externo e servidores do sistema.

O núcleo vai funcionar na sede da Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública, localizada no conjunto Celetramazon, no bairro Adrianópolis, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

De acordo com o ouvidor-geral do sistema, João Tayah, vão atuar no núcleo uma psicóloga e uma assistente social, além de duas estagiárias. Segundo ele, a ideia – considerada um avanço – surgiu após a equipe da Ouvidoria perceber a necessidade de acompanhamento desses profissionais em alguns casos já atendidos pelo órgão.

“Trata-se de uma ideia inovadora, já que não existe esse tipo de serviço em nenhuma ouvidoria de segurança do país. As profissionais farão a recepção das demandas que identificarmos e precisam de um atendimento mais humanizado”.

As ações do núcleo não serão destinadas apenas ao cidadão que não estiver satisfeito com o atendimento recebido em determinado órgão do Sistema de Segurança, mas também para servidores e familiares de servidores afetados de alguma forma em virtude das suas atividades profissionais como, por exemplo, policiais militares.

O ouvidor explicou que o núcleo, além de receber as solicitações de atendimento, vai atuar de forma ativa, identificando as eventuais vítimas e os desvios de condutas nos atendimentos dos órgãos do sistema, como aconteceu em duas situações recentes.

“Faremos a busca e vamos ao encontro dos casos. Oferecemos atendimento psicossocial a uma moça que relatou não ter recebido o atendimento adequado ao tentar registrar uma ocorrência de violência doméstica que havia sofrido. Também procuramos o policial ferido e as famílias dos policiais mortos, ao serem baleados por um colega de farda”.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA