Secretaria de Saúde promove reunião com Assistentes Sociais

DA REDAÇÃO – A Prefeitura Municipal de Lábrea (AM), através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último dia 08 uma reunião com psicólogos e assistentes sociais da SEMSA, SESAI e SEMAS para tratar da situação da saúde mental no Município e retomar as discussões sobre o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a partir da habilitação do CAPS, pacientes com transtornos mentais graves e moderados serão atendidos no Programa de Saúde Mental, enquanto pacientes com transtornos considerados leves receberão assistência nas Unidades Básicas de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, Dario Vicente da Silva, destaca a importância da ampliação e melhorias no tratamento psicossocial. “Vamos cuidar para que o atendimento seja cada vez mais humanizado e efetivo”, salientou.

O Secretário de saúde ressalta que o prefeito de Lábrea, Gean Barros, tem trabalhado firmemente na melhoria das condições de saúde da população de Lábrea. “Nosso objetivo principal em ampliar os investimentos na área da saúde, incluindo a capacitação profissional de nossos servidores, é fazer uma saúde mais humanizada e que atenda aos anseios e demandas da sociedade”, afirmou.

A função do CAPS

O CAPS não tem somente a função fazer um acompanhamento médico e medicar através de drogas controladas esses pacientes, mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais e tratamento com um acompanhamento específico para cada tipo de paciente.

Como funciona o tratamento no CAPS?

Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou alguma outra instituição. Ao chegar, o paciente é analisado pelo profissional de plantão, para entender o quadro clínico que ele se encontra.

Cada paciente possui um Terapeuta de Referência, acompanhando o caso, e assim criando uma relação de confiança importante para esses tipos de pacientes. O Terapeuta é responsável por realizar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que são uma série de atividades e terapias do paciente dentro do CAPS, como por exemplo, sessões de psicoterapia, consultas médicas, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA