Defensoria Pública do AM passa a oferecer agendamento de serviço online

A partir da próxima segunda-feira (11), a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O assistido poderá fazer todo o processo de forma rápida e intuitiva no site da instituição, de onde estiver, basta ter acesso a um smartphone, tablet ou computador com Internet.

Diferente de sistemas de outros Estados do Brasil, que levam até 48 horas para confirmar o agendamento, o sistema da DPE-AM é realizado em minutos, num único acesso, com a confirmação de data, hora e local do atendimento.

Inicialmente a novidade funcionará somente para agendamento na área de família, que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.

As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.

Acesso facilitado

De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela DPE e reforça o trabalho de agendamento realizado via telefone, por meio do Disk 129. Ele destaca que a Defensoria tem buscado ampliar as formas de acesso aos serviços da instituição e que o agendamento online é uma inovação que contribui para agilizar processos e proporcionar maior comodidade à população.

“Estamos criando uma conscientização de que nossa força é a população do Amazonas e quanto mais assistidos forem atendidos, e da melhor forma possível, a Defensoria só tende a crescer e se fortalecer. O agendamento através do Disk 129 foi um avanço, mas precisávamos melhorar e, agora, através do agendamento online, podemos facilitar o acesso a nossos serviços e evitar que nossos assistidos enfrentem filas ou dificuldades para o que precisam”, explicou Barbosa.

Aumento de demanda

O defensor público Ricardo Paiva, diretor de Planejamento da DPE-AM, ressaltou que o sistema foi criado integralmente pela equipe da Divisão de Inovação e Tecnologia (DIT) da instituição para atender o aumento da demanda de assistidos. “Percebemos que a procura dos assistidos estava muito grande e criamos essa ferramenta para ser mais um canal de agendamento para que a população tenha mais uma forma de acessar os serviços da Defensoria”, disse Ricardo Paiva.

Ricardo está à frente do DIT e destacou que a equipe de apenas um ano do departamento realizou grandes feitos tecnológicos nesse período e que tem trabalhado para criar ferramentas focadas no beneficiamento do assistido.

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