Diretoria de Assistência Social apresenta balanço do evento “Ação Social e Cidadania”

Manaus, AM 03/10/2019 – Funcionários da Diretoria de Assistência Social (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou, nessa sexta-feira (4), o balanço das atividades e serviços oferecidos no evento “Ação Social e Cidadania”, que aconteceu nos dias 26 e 27de setembro, no estacionamento na Casa. A Diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, classificou como extremamente positivo o resultado do evento, que reuniu serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, estética, bem-estar e cultura.

Nos dois dias de ação social foram prestados 2.242 atendimentos, divididos entre os mais de 30 serviços oferecidos. “Superamos nossa meta, que era entre 1.000 e 1.500 atendimentos”, destacou a diretora. Em razão desse grande sucesso e procura pelos serviços, como 1ª e 2ª vias de carteiras de identidades, certidão de nascimento, carteiras de trabalho, consulta oftalmológica e odontológica, a diretora já cogita a realização de outro evento como esse, que poderá ser realizado entre os meses de novembro e dezembro.
“Só na emissão de carteiras de identidade e certidão de nascimento foram 500 atendimentos, sendo a emissão de 2ª via o serviço mais solicitado dentre esses”, informou Ferreira, afirmando que, mesmo assim, muitas pessoas ainda ficaram sem ser atendidas, por isso a necessidade de realizar outra ação.

A ação aconteceu por meio de parceria com diversos órgãos, como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria do Trabalho (Setrab), ManausTrans, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Instituto de Defesa co Consumidor (Procon) e Serviço Social da Indústria (Sesi). O público não se restringiu aos servidores e dependente, sendo aberto à toda sociedade.
Atenta e consciente da importância do bem-estar e autoestima para os servidores, a Aleam também disponibilizou o serviço de massoterapia, um dos mais procurados. Foram prestados 315 atendimentos pelos profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), outra parceira da ação social. Serviços de esmaltação, cortes infantis e adultos e design de sobrancelhas oferecidos pela Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (AMAFF) foram utilizados por 510 pessoas.

O ManausTrans, órgão da Prefeitura de Manaus, esteve presente e recebeu 212 solicitações de cadastro para cartão de estacionamento preferencial. Os atendimentos médicos foram muito procurados, tendo sido realizados 60 consultas odontológicas, profilaxia e aplicação de flúor. Avaliação de biopedância e orientação nutricional tiveram 123 atendimentos. Esses atendimentos foram realizados pelo Sesi / Saúde e Sesi/Lazer, respectivamente.
Todos os órgãos e instituições presentes atuaram de maneira colaborativa, sem custos para a Casa. A diretora Eliane agradeceu muito todos esses parceiros e, em especial, à Direção Geral e ao presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto (PSD), que segundo a diretora “apoiaram e não mediram esforços para o sucesso do evento”.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Joyce Campos
Foto: Rubilar Santos/Aleam

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA