Projeto de lei de Marcelo Ramos cria fundo para modernizar internet e telefonia celular em locais remotos

Ideia seria transformar o atual FUST em fundo de aval para ampliação das telecomunicações no interior do AM

Deputado Marcelo Ramos – Clique na imagem para ampliá-la

Inconformado com a precariedade do serviço de internet e telefonia móvel oferecido no interior do Amazonas, o deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM) apresentou Projeto de Lei no. 1293/2019, que transforma o FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), criado em 2000 para financiar a rede de telefonia fixa, hoje de baixa utilidade, em um fundo de aval de empréstimos para a implantação, ampliação e modernização de redes de telefonia móvel e internet.

“A ideia, ao transformar o FUST num fundo de aval, é destravar os investimentos em setores cruciais para o desenvolvimento econômico do país e, também, reduzir as desigualdades de acesso à internet e telefonia móvel”, disse. Em encontro com Fabiano Carvalho e Regise Aparecida, respectivamente, Diretor e Gerente de Relações Institucionais da Telefônica-Vivo, Marcelo expôs suas ações com o objetivo de melhoria dos serviços de telecomunicações no Amazonas.

O FUST, segundo Marcelo Ramos, em quase vinte anos de criação, já arrecadou mais de R$ 20 bilhões, mas apenas pouco mais de R$ 341 mil – 0,002% do total, foram efetivamente revertidos para a melhoria da infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Para ele, uma grave distorção, que impacta segmentos de mercado, ganhos de produtividade e de inclusão social.

“Ao transformarmos o FUST em fundo de aval, este passará a servir de lastro a empréstimos para as empresas prestadoras direcionarem investimentos em regiões onde os serviços de telecomunicações são de alto custo e, em geral, e de baixa viabilidade financeira”, revelou o parlamentar.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA